Santa Catarina descarta casos suspeitos do coronavírus
Vamos falar um pouquinho sobre o Corona Vírus. Mesmo sem ter registros de casos próximos, informações sobre a doença são sempre bem vindas. O Corona é um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China.
É importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.
Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Ainda não existe um tratamento direcionado ao corona vírus. A indicação para os pacientes é repouso, ingestão de líquidos e analgésicos e antitérmicos.
As formas de prevenção da doença são: lavar as mãos, cobrir o nariz ao tossir ou espirrar, evitar o contato com pessoas com infecções respiratórias agudas e não compartilhar objetos de uso pessoal.
DESCARTADAS SUSPEITAS EM SANTA CATARINA
A Secretaria de Saúde Santa Catarina (SES) por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), informa que os dois casos suspeitos do coronavírus divulgados nesta quarta-feira, 29, pelo Ministério da Saúde, em coletiva, já foram descartados. Os resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) deram positivo para Influenza B (gripe).
Os pacientes, um casal que mora em São José/SC, viajaram no dia 26 de dezembro de 2019 e retornaram no dia 12 de janeiro de 2020. Eles partiram de São Paulo com destino a Bangkok, fizeram conexão em Madri e escala em Pequim, capital chinesa, onde passaram 12 horas.
A mulher de 29 anos começou a apresentar sintomas no dia 25 de janeiro e o homem, 28 anos, no dia 28 de janeiro. Ambos procuraram atendimento médico na terça-feira, 28, na UPA Continente em Florianópolis, com falta de ar, dores musculares, febre, tosse e coriza. Após o atendimento, os pacientes tiveram alta e receberam instruções para permanecerem em isolamento em suas residências, sem receber visitas ou sair de casa para lugares públicos. O teste foi realizado pelo Lacen, que confirmou nesta quarta-feira, 29, que eles foram infectados pelo vírus influenza B, da gripe.
Fonte: Dive