Feira de Sementes Crioulas trouxe muita informação e resgate de cultura para Papanduva
Aconteceu em Papanduva a 2ª Edição da Feira de Sementes crioulas, promovida pelo Grupo de Guardiões de Sementes com o apoio do Governo do Município e Patrocinadores.
Além da troca e venda de sementes, mudas e ramas, os visitantes puderam conhecer produtos naturais, produzidos na região norte de Santa Catarina e Sul do Paraná, e adquirir peças artesanais e orgânicos da Agricultura Familiar.
De acordo com o biólogo Fábio Pereira, a realização da Feira de Sementes foi de suma importância para o município, pois evidencia a agricultura familiar. “O evento mostra toda a riqueza que os agricultores produzem no município, desde alimentos, mudas, produtores de hortifrúti, grãos e artesanato, trazendo a autonomia e a soberania dos produtos da agricultura familiar. Além da questão ambiental, muito forte neste encontro, notamos a valorização e o incentivo à produção agrícola”, destacou.
Para o visitante do evento, Humberto Ribas a posse das sementes crioulas é fundamental para o desenvolvimento sustentável do município. “Além de trazer benefícios para a saúde, a posse destas sementes livra o município e os agricultores da dependência de empresas multinacionais. Serve também como preservação da cultura dos antepassados, preservação da espécie e da genética dos alimentos”, citou.
O secretário da Agricultura Jeferson Chupel destacou positivamente o envolvimento dos agricultores no resgate de sementes e da tradição, agradecendo a presença e todos e parabenizando aos Guardiões de sementes pela organização da Feira.
A conservação das sementes crioulas faz parte de uma campanha de soberania dos agricultores quanto à posse de suas sementes e como estratégia de segurança alimentar. Visa ao resgate e ao aumento na utilização da biodiversidade local, gerando maior renda aos agricultores e fomentando em grande parte a agricultura familiar.