Noite da Saúde do Trabalhador apresentou palestra sobre Fibromialgia
Na primeira Noite da Saúde do Trabalhador deste ano, ocorrida quarta-feira, 06, o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) realizou uma palestra na sala de espera sobre “Fibromialgia”, em alusão ao Fevereiro Roxo, mês de conscientização sobre a doença. A explicação contou com a audiência de cerca de 30 pacientes.
A Fibromialgia é uma doença de causa ainda desconhecida, que atinge de 2 a 10% da população, em sua maioria, mulheres com idades entre 20 e 50 anos. É uma doença que causa dores musculares e articulares por todo o corpo, bem como enxaquecas. Consiste em dores constantes e recorrentes e que por vezes, chegam a dificultar até mesmo a realização de tarefas simples do dia-a-dia, além de causar dificuldades de concentração, ansiedade, irritabilidade, distúrbios no sono, podendo evoluir também para um quadro de depressão. O diagnóstico da doença é feito através de exame clínico, pois ainda não há um exame específico para detectar a doença. O tratamento é realizado através da utilização de medicamentos antidepressivos e, principalmente, da prática regular de atividade física, que além de auxiliar no alívio das dores, proporciona maior condicionamento físico e sensação de bem estar. Se você se enquadra em alguns desses sintomas, converse com seu médico, ele poderá lhe ajudar.
Saúde do Trabalhador.
Toda primeira quarta-feira do mês, a Unidade de Saúde Central atende em horário estendido, das 18h00 até as 21h00, priorizando o atendimento de pacientes que trabalham durante o dia e necessitam de serviços de saúde. Nesse dia são disponibilizadas senhas de atendimento para médico, dentista, realização de exames preventivos, atualização de vacinas e teste rápido. Para ser atendido, é necessário apresentação do cartão SUS e comprovante de trabalho.