70% dos papanduvenses já tomaram a vacina contra a gripe
O Governo do Estado de Santa Catarina estendeu o período da Campanha de Vacinação contra a gripe até dia 8 de junho, mesmo assim, o percentual de pessoas vacinadas está abaixo do esperado para o período. No país estima-se que um de cada três brasileiros ainda não se vacinou contra a gripe, mesmo apresentando o dobro de mortes pela infecção do que ano passado.
Segundo a última atualização dos dados, o município de Papanduva vacinou 71,76% da população, ou seja, distribuiu 2.500 doses da vacina que protege de três tipos de vírus da gripe, incluindo o H3N2 que provocou uma epidemia nos EUA.
A maior cobertura de vacinação em Papanduva é de mulheres que deram à luz até 45 dias (96,43%) e dos professores (104,65%). A porcentagem dos idosos (78,83%) e das gestantes (70,18%) foi um pouco menor. Os dois grupos de risco com menor taxa de proteção até agora no município de Papanduva são dos trabalhadores de saúde (68,28%) e das crianças de 6 meses a 5 anos (57,06%).
A meta do Ministério da saúde é vacinar 90% da população de risco.
Em Papanduva, a vacina contra a influenza está disponível para os grupos de risco, gratuitamente, nas Unidades de Saúde do Centro, da Rondinha, do São Cristóvão e do Pinhal. Para receber a dose, a pessoa que se encaixa no perfil deve apresentar o cartão SUS e a carteira de vacinação.