Primeiro Paiol Juruna será construído em propriedade papanduvense sob orientação da Epagri e Secretaria da Agricultura
Em uma parceria entre a Epagri e o Governo do Município, a Secretaria da Agricultura está realizando a orientação dos produtores rurais na construção de abrigos tipo “Paiol Juruna” para o armazenamento da produção de milho em espiga. Este sistema facilita o combate das pragas, diminuindo as perdas no armazenamento. O primeiro Paiol Juruna de Papanduva será construído na residência do produtor José Roskamp, na localidade do Rio Bonito.
O abrigo tipo “Paiol Juruna” servirá de modelo para outros agricultores e as orientações sobre o sistema de construção deverão ser solicitadas na Secretaria de Agricultura ou no escritório da Epagri de Papanduva.
A estrutura
O Paiol Juruna possui estrutura para armazenamento de grãos de projeto simples, excelente para propriedades de pequeno ou mesmo médio porte. O depósito consiste basicamente de um cômodo com quatro paredes de alvenaria e uma varanda, podendo-se utilizar madeiras disponíveis na propriedade em sua estrutura. A varanda é opcional, porém bastante útil para guardar o maquinário.
Outro benefício do paiol é a praticidade no expurgo dos grãos, técnica que consiste no tratamento contra pragas como traças e bicudos, possibilitando a estocagem de grãos de uma safra para a outra. O paiol permite que sejam armazenadas espigas de milho ou mesmo sacas desse e de outros cereais, desde que seu interior seja dotado de um estrado de madeira, para que as sacas não tenham contato com umidade do piso.
Fonte: Revista Globo Rural.