Estratégia Saúde da Família ministrou palestra sobre amamentação do Grupo de Gestantes Nasce Feliz
A Secretaria Municipal da Saúde, através das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) em parceria com o Hospital e Maternidade São Sebastião realizaram durante todo o ano os encontros para gestantes e acompanhantes do Projeto Nasce Feliz.
O projeto tem como objetivo informar e empoderar as futuras mamães a fim de se sentirem seguras e motivadas no que se refere aos cuidados com o recém nascido, amamentação, e afins. Após a roda de conversa são realizados sorteios de brindes e oferecido um lanche para integração das participantes.
Na quinta-feira, (14) aconteceu o último encontro de 2017. Nesse dia, a enfermeira Mariana do ESF Pinhal falou sobre amamentação. Segundo ela, a amamentação é mais fácil quando as mães têm informações sobre as práticas saudáveis para ela e para os seus bebês, incluindo a importância do aleitamento exclusivo durante os primeiros seis meses de vida.
Além da explanação sobre o assunto, a enfermeira levou uma “mama amiga” e uma boneca feita pela colega de trabalho Vânia, para mostrar de maneira prática o manejo da amamentação. Além dos brindes, neste encontro foi entregue às futuras mamães um polvo de crochê inspirado em uma iniciativa que surgiu na Dinamarca com a ideia de acalmar recém nascidos prematuros internados na unidade de terapia intensiva neonatal. Os tentáculos do polvo lembram o cordão umbilical, o que remete uma lembrança do útero materno, fazendo com que os bebês se sintam mais calmos e seguros quando não estão em contato com a mãe.