Secretaria Municipal da Saúde dá dicas para manter a saúde nos dias de baixa unidade do ar.
Nestes últimos dias, a região Sul vem sofrendo com a falta de chuvas e a consequente baixa unidade do ar. Este fenômeno causa alguns problemas de saúde, os mais comuns são ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz até o agravamento de doenças respiratórias.
Para minimizar os problemas respiratórios, a Secretaria Municipal de Saúde traz algumas dicas importantes. Crianças e idosos são o público mais afetado por estes problemas, por isso os cuidados com eles devem ser redobrados. O principal cuidado é ingerir bastante líquido (água, suco natural, água de coco).
Manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira evita o aparecimento de reações alérgicas ao pó. Outra dica interessante é a utilização de umidificadores de ambiente nos locais fechados, principalmente no quarto durante a noite. Mas se a pessoa não tiver este equipamento a disposição, o mesmo pode ser substituído por um recipiente com água, ou uma toalha encharcada, por exemplo.
A saúde dos olhos e das narinas pode ser mantida com a utilização de soro fisiológico.
Para garantir a hidratação da pele, é importante evitar banhos muito quentes, usuais nas temperaturas maia baixas e usar cremes hidratantes sempre que possível.