Município de Papanduva agora tem Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional
Neste ano, foi criado em Papanduva o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA, com o objetivo estabelecer um diálogo entre o governo municipal e as organizações sociais nele apresentadas, e ainda, assessorar a Prefeitura na formulação de políticas públicas e definição de diretrizes que visem a garantia do direito humano à alimentação.
O COMSEA é vinculado a Secretaria de Assistência Social e faz parte do Pacto Nacional pela Alimentação Saudável, firmado pelo governo federal, no qual todos os município brasileiros devem estar incluídos. Participam do Conselho representantes do poder público e membros da sociedade civil, escolhidos sempre através de consulta pública. As entidades devem ter efetiva atuação no município, especialmente as que trabalham com alimentação, nutrição, educação e organização popular.
A criação desses conselhos nos municípios faz parte de estratégias federais que buscam erradicar a fome e a extrema pobreza do país.
Para a nutricionista Luzia Bialeski, além de ser uma exigência do governo federal para a liberação de recursos, a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional prevê a realização de campanhas educativas, esclarecendo a população sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis, atuando dessa forma, em ambientes escolares, de saúde e instituições públicas.
O Pacto Nacional pela Alimentação Saudável prevê ainda, incentivos a produção de alimentos orgânicos, agroecológicos e da agricultura familiar, assegurando a oferta regional desses produtos ao consumidor.