Chuva forte provoca estragos nas estradas de Papanduva

Após dar trégua de quatro dias, nesta quinta-feira voltou a chover forte em Papanduva. Com este período de chuvas as estradas do interior e as vias públicas do perímetro urbano sem calçamento ficaram bem deterioradas, trazendo aos moradores bastante dificuldade de locomoção.

Um levantamento feito pela Prefeitura e Defesa Civil estima que o prejuízo causados pelas chuvas nas estradas é de aproximadamente R$ 3 milhões. A Secretaria de Infraestrutura trabalha para manter as estradas municipais em condições trafegáveis, o que nem sempre é possível devido ao mal tempo.

Na serra do São Tomaz houve queda parcial da pista de rodagem, dificultando a passagem de máquinas e veículos pesados, cabeceiras de diversas pontes foram danificadas e buracos se formaram nas estradas, devido a enxurrada e acumulo de água na pista.

O secretario de infraestrutura Roberto Marciniaki comentou que vários pontos danificados pelas últimas chuvas haviam sido melhorados recentemente, como é o caso das estradas de Nova Cultura e São João do Mirador, que agora precisarão passar por reparos novamente. “Esperamos que a chuva de uma trégua nos próximos dias, pois em alguns lugares é quase impossível concluir a manutenção, com o excesso de lama e o solo encharcado a situação da estrada piora, quando a máquina meche na terra”, disse o secretário.

O prefeito Tuca destaca que a prioridade no momento é retomar os trabalhos para garantir a trafegabilidade das estradas, garantindo o transporte escolar e o escoamento da safra.

Roberto lembra ainda que não só as estradas de cascalho, mas também os calçamentos e áreas asfaltadas foram danificadas pelo excesso de unidade. Para estas áreas, a secretaria já está tomando as providências necessárias e realizando manutenção e tapa buracos nos pontos de calçamento mais afetados, onde a trafegabilidade está mais comprometida. Estima-se que dentro de 20 dias, se o tempo colaborar, a malha viária do interior do município estará em boas condições de uso.