Dragagem do Rio Papanduva diminui chance de alagamentos na cidade
A chuva insistiu em cair em Papanduva, mas desta vez os moradores das proximidades do Rio Papanduva puderam dormir curtindo o barulhinho da goteira, aliviados. Isso quer dizer que a realização dos serviços de dragagem e desassoreamento do Rio surtiram efeito positivo.
Noticiários alertam para índice de chuvas nos próximos dias além do esperado para o mês de julho inteiro e, mostram cidades de Santa Catarina como Lages, Concórdia e região sofrendo prejuízos com alagamentos e pessoas desabrigadas. Com o curso do Rio melhorado e a retirada de entulhos do leito, no momento Papanduva não apresenta risco de novos alagamentos.
Para manter o rio em perfeitas condições é importante que todos prezem por um meio ambiente limpo e principalmente garantindo a preservação das encostas e mananciais. O lixo deve ter a destinação correta. Nos bairros a coleta é realizada duas vezes por semana e no centro três vezes. Entulhos, como galhos e restos de construção são recolhidos periodicamente pela prefeitura.
Relembrando..
Após a enchente que atingiu toda a região há um ano atrás e outras enxurradas que ocorreram, moradores das encostas do Rio Papanduva ficaram desabrigados e inúmeros prejuízos financeiros foram contabilizados. Em fevereiro deste ano, com a licença ambiental em mãos, a Prefeitura de Papanduva iniciou o serviço de dragagem e limpeza do Rio Papanduva, no trecho que compreende o perímetro urbano, o equivalente a 5,56 km de extensão. A obra já foi finalizada, garantindo mais segurança aos papanduvenses.