Piscicultores receberão incentivo técnico para a criação de peixes

Os produtores rurais papanduvenses que desejarem investir na piscicultura  e produção de pescado como diversificação ou complemento de renda receberão incentivo de qualificação técnica, desde a implantação até o final do ciclo produtivo da primeira remessa dos peixes.

Esta medida será adotada pela secretaria municipal da agricultura, através da contratação de empresa especializada, a fim de acompanhar a evolução da produção pesqueira do município, considerando a importância  e o crescimento da procura por alimentos saudáveis, como é o caso da carne de peixe, rica em Omega 3.

O projeto iniciou com o seminário de piscicultura. Através de palestras, os produtores puderam esclarecer dúvidas, conhecer as linhas de crédito e investimentos, para financiar projetos produtivos individuais ou coletivos de pescado. O estudo elucidou temas sobre a maior oferta de crédito com redução das taxas de juros, aumentos dos prazos de carência e de pagamentos. As orientações serviram também para o agricultor familiar que deseja iniciar a criação de peixes em sua propriedade particular.

Além de orientações financeiras e administrativas, no seminário os piscicultores conheceram um  novo sistema de criação, baseado na integração de suínos, a fim de fertilizar a água para produção de plâncton, um alimento natural produzido para os peixes. Os tipos de ração comercial suplementar para trato até os peixes atingirem o tamanho comercial desejado também foram apresentados.

A ampliação da produção de peixes no município de Papanduva é uma das metas deste projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura. Segundo o Secretário Sidnei Zieskowski, a piscicultura é uma atividade de baixo impacto ambiental e de grande retorno econômico e quando bem aplicada pode trazer inúmeros benefícios