Departamento Municipal de Trânsito pede atenção dos vereadores para o aumento de agentes em Papanduva.
O departamento de trânsito de Papanduva (DETRAN-PV) foi criado no ano de 2005. Na época da criação do departamento, Papanduva tinha cadastrada uma frota de 4.681veículos e três agentes de trânsito atuando no departamento. Hoje, a frota é de 9.729 veículos, quase o dobro e apenas 1 agente de trânsito para realizar o trabalho.
Diante do aumento significativo dos veículos circulando, e a consequente periculosidade que um trânsito mais movimentado apresenta, principalmente nas entradas e saídas de aula, nas proximidades de escolas e cruzamentos nos horários de pico. A Prefeitura, atendendo a pedidos do DETRAN PV, enviou à Câmara de Vereadores um projeto de Lei criando vagas para mais agentes de trânsito, que foi rejeitado pelos vereadores.
Vale ressaltar que o DETRAN-PV, não é apenas um órgão punitivo. O departamento realiza constantemente trabalhos de educação e prevenção de acidentes no trânsito, como foi o caso da campanha maio-amarelo, que mobilizou escolas e a comunidade em geral, neste ano.
O DETRAN PV é o responsável também pela manutenção das vias, como pintura nas faixas e lombadas e sinalização viária, realiza orientação sobre identificação do condutor infrator e recurso de infrações, além da confecção do cartão de estacionamento para idosos e deficientes. Mas para conseguir atender a demanda do município inteiro é imprescindível mais agentes trabalhando.
Como Papanduva é uma cidade pequena não tem semáforo, o agente pode auxiliar e orientar nos cruzamentos das ruas, estacionamentos e paradas, assim como auxílio à travessia de pedestres. A simples presença de um agente de trânsito fardado impõe respeito. Com mais agentes atuando, com certeza nosso trânsito seria bem mais seguro.
O papel do agente de trânsito é atuar como facilitador da mobilidade urbana, educando, operando e fiscalizando motoristas e pedestres, função fundamental para um trânsito mais seguro, agindo diretamente em obras, eventos, acidentes e aplicando autuações quando necessário, sempre zelando por um trânsito mais seguro.