Momento Cívico marcou as comemorações ao dia 7 de setembro em Papanduva

A noite de sexta-feira (05) abriu espaço, no ginásio municipal de esportes de Papanduva para a comemoração simbólica em homenagem a Independência do Brasil. O ato cívico foi organizado pela Prefeitura Municipal de Papanduva, através das Secretarias Municipais da educação e Assistência Social.  Estiveram presentes no evento representantes da administração municipal, câmara de vereadores e comando da Polícia Militar, além da participação massiva da comunidade, alunos e pais das escolas participantes do evento.

 Abrindo o evento, a cantora papanduvense Kauana, juntamente com o músico e compositor Edival Olinek mostraram seu talento, apresentando a música Coração de Jó, emocionando o público presente com a mensagem reflexiva para toda a sociedade.

         A BAMPAV – Banda Marcial de Papanduva entrou na quadra, apresentando o talento dos integrantes, com as apresentações das músicas Nos Bailes da Vida de Miltom Nascimento  e Esporte espetacular.  A BAMPAV foi reativada em abril de 2013 e conta hoje com 45 componentes distribuídos entre o corpo coreográfico, juntamente com as balizas, instrumentos de percussão, sopro e metais sobre a regência do Prof Notílio Gomes.  Com vasto repertório de diversos gêneros de músicais, a Banda Marcial vem realizando apresentações em vários eventos dentro e fora da cidade.

 Representando a  Escola Manoel Estevão Furtado, a aluna Ana Francisca Machado recitou um poema da sua autoria, o qual foi selecionado para representar o município na etapa estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa. Os alunos Ellen Aparecida Becker, Thaissa Mayra Yarenhuk, Luis Gustavo Sora e Luiz Felipe também recitaram poemas de suas autorias no decorrer do evento.

 A Escola Especial Raio de Sol- APAE apresentou uma reflexão sobre o cuidado com a natureza e o meio ambiente, com a encenação da música Meu País.

 A Escola de Educação Básica Alinor Vieira Corte representou uma dança com alunos em cadeiras giratórias de escritório e cadeiras de rodas. O tema proposto, trouxe à sociedade a reflexão da compreensão da deficiência como inclusão social, e não um limitador da convivência social.

 A Escola Walmir Lúcio Senna trouxe para o palco do ginásio a  memória indígena, lembrando os primeiros habitantes do Brasil, com os costumes e cultura herdados pelo povo brasileiro, pois muitas figuras desta tradição ainda predominam na atualidade. O Boi Bumbá também foi representado na dança.

 O Grupo Escolar Rubens Alberto Jazar fez a apresentação com estudantes de diversas turmas da escola, chamando a atenção para qual futuro queremos para o Planeta Terra, o que devemos fazer e como cuidar da natureza e habitat que temos hoje.

 O Grupo Helena Kolody, de Santa Terezinha, localidade de Craveiro fez a apresentação de danças típicas ucranianas. O objetivo da apresentação do grupo, foi dar continuidade a cultura ucraniana repassada pelos colonizadores da região sul do país. O grupo traz duas danças para esse momento a primeira intitulada Dança Previt: seguindo secular tradição ucraniana, o pão e sal, símbolos da riqueza e fertilidade da terra ucraniana, são levados quando se visita alguém pela primeira vez. O pai oferecia pão e sal aos recém-casados numa forma de desejar que nada lhes faltasse. A segunda dança hopak: dança mais popular e querida de toda a Ucrânia, não existe festa sem ela,  dançada em todas as regiões, ela descreve fielmente a alma do povo ucraniano, sua nostalgia, sua coragem e sua alegria de viver. O clima lírico do início se transforma numa brilhante e vertiginosa festa, onde se pode admirar a técnica, a força e a garra de todo o elenco.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fez a apresentação da dança Primavera, representando os elementos fortes da estação, com as flores, sol, abelhas, borboletas e vários outros elementos da natureza que se fazem presentes na primavera, deixando o dia sempre mais alegre e perfumado.

 A Fanfarra Municipal de Três Barras- FAMUTREB encerrou o evento em comemoração do Dia 7 de setembro em Papanduva. A fanfarra já se apresentou em várias cidades do território nacional e internacional. Ostenta o título de tricampeã brasileira, duas vezes campeã sul-brasileira, além de ser a fanfarra com maior número de títulos em campeonatos estaduais de Santa Catarina. A FAMUTREB, completa este ano 28 anos de fubdação, tem como Diretor e Maestro Marcos Aurélio Budant, como regente e Professor Aécio Rodrigo Budant e como Coreógrafa Taisa Meline Budant.

O evento organizado pela Prefeitura Municipal de Papanduva, através das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social foi uma manifestação cívica em respeito à Pátria, estimulando o exercício da cidadania, proporcionou a socialização através do envolvimento das famílias com a escola.