29 de Setembro – Dia Mundial do Coração

Saiba os cuidados que você deve ter com o coração em situações que envolvem muita emoção.

         No dia 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração. Essa parte do corpo exige atenção redobrada principalmente nos momentos de fortes emoções. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais motivadoras de mortes no mundo.

         Em situações que envolvem muita emoção o corpo reage como se estivesse em uma situação de perigo. “Nesses casos, ocorre uma série de modificações hormonais, principalmente, estimuladas pela liberação de adrenalina”, afirmam os especialistas.

         Entre os efeitos da adrenalina, pode se destacar a redução do diâmetro das veias e artérias, o que aumenta o fluxo de sangue em órgãos nobres como o coração e cérebro; além disso, o coração passa a bater mais rápido e com mais força.

         O aumento da frequência e da força da contração provoca uma maior necessidade de nutrientes e de oxigênio pelo coração, ou seja, seria como se trabalhássemos mais pesado em um determinado dia e sentíssemos mais fome. “Caso o indivíduo tenha um estreitamento das artérias do coração, ele não conseguirá suprir essa necessidade maior de energia, o que pode desencadear dor no peito ou até mesmo um infarto agudo do miocárdio.”

Recomendações:
 Independente do nível de estresse ou emoção que a pessoa esteja vivendo, é recomendável fazer uma consulta de rotina para ajuste das medicações para hipertensão arterial (HAS), insuficiência cardíaca, arritmias, doença arterial coronariana, entre outras. É aconselhável também não exagerar no sal, na gordura e no álcool. As bebidas alcoólicas merecem cuidados redobrados, pois funcionam como um vasoconstrictor (diminuição do diâmetro das veias e artérias) e um estimulante, o que pode piorar os quadros hipertensivos, arritmias e infartos. Combater o sedentarismo com atividades físicas diárias como caminhadas ou subir escadas já fazem grande diferença e mudar alguns hábitos na alimentação também é fundamental.

Fique atento aos seguintes sintomas:

• Palpitações
• Tontura
• Dor no pé
• Mal estar Geral
• Ansiedade excessiva

Na constatação desses sinais, é necessário procurar atendimento médico para esclarecimento do quadro.