11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada na manhã de hoje (10).
Com o tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, a Conferência aconteceu na manhã de hoje (10), no Centro da Melhor Idade.
Após o credenciamento e acolhida pela equipe de profissionais da pasta, a abertura foi realizada pelo Secretário de Assistência Social, Moisés Passos.
Logo após, uma brilhante palestra magna realizada pela professora doutora Maria Luiza Milani, com o tema: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade. ”
Seguindo a programação, os grupos de trabalho debateram sobre os 05 Eixos da Conferência:
Eixo 1: – Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia.
Eixo 2: – Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19.
Eixo 3: – Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia.
Eixo 4: – Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico.
Eixo 5:– Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após pandemia de Covid-19.
Finalizando a manhã, a plenária final foi realizada com a leitura das propostas aprovadas nos eixos e a validação pelos participantes. Também, foi concluída a leitura das moções e a leitura e aprovação do quadro de delegadas e delegados para a etapa Estadual.