Dia da Saúde do Homem no Rodeiozinho

Homem que se cuida não perde o melhor da vida! Pensando nisso, profissionais do programa da Estratégia de Saúde na Família da COHAB I coordenaram no último dia 29, o Dia da Saúde do Homem, na localidade do Rodeiozinho.O evento foi uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais.


A ação teve como tema o “Programa de Prevenção do Câncer de Próstata do Homem Rural”. 
Em breves palavras a Carine Weiss Carneiro Coordenadora do Senar, Sr Miguel Iankoski do Sindicato e Odair José, Secretário da Saúde falaram da importância de cuidados com a saúde e acompanhamento médico. No encontro Drº Nizomar Filho Costa de Souza, médico generalista, proferiu palestra sobre a importância do homem aderir cuidados com a saúde, atenção aos possíveis desequilíbrios do corpo, aos sintomas apresentados e principalmente a necessidade da busca por um profissional médico para a investigação da causa o mais breve possível. A palestra teve como foco as alterações clínicas da próstata e a necessidade de acompanhamento e tratamento médico.


Atualmente o PSA (antígeno prostático específico) é um teste muito importante para a detecção precoce do câncer de próstata, mas a combinação com o toque retal, biopsia ou rebiopsia de próstata é muito importante, pois alguns pacientes com tumores podem registrar um PSA normal. Também foi realizada palestra sobre os cuidados necessários com o manuseio dos agrotóxicos, equipamentos de proteção individual e uso de protetor solar ou de barreira (chapéu entre outros) pela acadêmica de psicologia Jéssica da silva Melo, que atua no projeto saúde do trabalhador. Profissionais de saúde realizaram aferição da pressão arterial, glicemia e efetuam coleta de sangue para a realização do PSA. Além das palestras e cuidados com a saúde, os participantes puderam dar um trato no visual, com o corte de cabelo, realizado gratuitamente e de forma voluntário pelo Mário Cabeleireiro.


O encerramento contou com um delicioso almoço preparado pelos voluntários da comunidade com churrasco, farofa, risoto e saladas. Foram 110 homens com mais de 45 anos moradores nas localidades de Rodeiozinho, Rio do engano, Rio da Veada, Iraceminha e São Tomaz.