Professora de polonês Jolanta Reszczynska retorna a Papanduva.

Para dar continuidade ao projeto das aulas de polonês no município, dessa vez para as crianças da rede municipal de ensino, retornou ao Brasil na data de ontem (02), a professora de polônes Jolanta Reszczynska.

Acompanhada pela Cônsul Geral da República da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska e seu Assistente Paulo Kochanny, Jolanta foi recepcionada na sede da Secretaria da Educação pelo Prefeito Luiz Henrique Saliba, secretários, vereadores e demais autoridades do município.

Jolanta voltou à Polônia no final do mês de maio, depois de passar nove meses em Papanduva ensinando a disciplina de língua polonesa para cerca de 50 alunos que foram divididos em sete turmas. Como na Polônia o ano letivo se inicia no mês de setembro, segue-se esse calendário para começarem as aulas de polonês aqui no município.

Na ocasião, o Prefeito Luiz Henrique Saliba agradeceu ao consulado da Pôlonia, representado pela Cônsul Marta e seu assistente Paulo, também a professora Jolanta, e falou sobre a importância da educação e de novos aprendizados. “Hoje estamos vendo que cada vez mais há possibilidade de sucesso para as pessoas que podem estudar, aprender, se comunicar. Essa janela de oportunidades que o município e o consulado estão disponibilizando às crianças, serve para que amanhã tenham a visão ainda mais aberta para vencer na vida”, comentou o prefeito.

O presidente da Câmara de Vereadores Cezar Augusto Bussularo dos Santos, aproveitou a oportunidade para entregar a Cônsul Marta uma moção de agradecimento em nome de todos os vereadores. “Essa conquista aconteceu graças ao empenho da Marta, por ela ter acreditado em Papanduva para que fossemos comtemplados com esse projeto. Inclusive, agora outros municípios estão seguindo esse exemplo e efetuando essa parceria com o consulado. Essa moção de agradecimento é o mínimo, afinal, fomos muito bem recebidos naquele primeiro momento e hoje pela segunda vez recebemos a professora em Papanduva. Felizmente estamos em um momento um pouco melhor dessa pandemia, e agora será a vez das crianças aprenderem com a Jolanta. Com certeza os alunos da rede escolar municipal terão uma boa oportunidade, e futuramente poderão fazer um intercâmbio, ter a dupla cidadania e levar esse ensino para seu crescimento profissional, além do pessoal”, comentou Cezinha.

A Cônsul Marta fez seus agradecimentos e comentou sobre Papanduva estar sendo reconhecida lá na Polônia devido às aulas e a presença da cultura polonesa. “Obrigada por estarem aqui conosco, para mim é sempre um prazer visitar esta cidade, agradeço ao prefeito, secretários e vereadores, isso é muito importante para resgatar a tradição polonesa. Lembro quando estiveram lá na embaixada e depois que saíram comentei com meus colaboradores: “vou trabalhar para ajudá-los”. Papanduva ainda era desconhecida na Polônia, pouca gente sabia da existência de uma cidade em Santa Catarina que levava esse nome, depois tudo mudou com a vinda da Jolanta. Papanduva ganhou uma notoriedade na Polônia, vocês viraram notícia na televisão, primeira escola no Brasil com professor em parceria com a embaixada. Trouxe comigo hoje uma carta da primeira dama da Polônia, isso para mim é uma prova de que antes essa localidade que era desconhecida, agora está em destaque. São poucas as cartas que ela mandou para o mundo inteiro, e vocês estão inclusos nessa lista, isso tudo graças ao vosso trabalho e da professora Jolanta”, comentou a Cônsul Marta.

Jolanta, muito emocionada com seu retorno, falou de sua experiência em sua primeira vinda. “Nossa missão é bastante difícil, mas estou muito feliz em poder continuá-la aqui em Papanduva. Polonês é a quinta língua mais usada na Europa, por isso é muito importante aprender. Para mim é maravilhoso estar com vocês, ver pessoas com tanto interesse e vontade de aprender. Foi uma experiência maravilhosa no último ano letivo e acredito que nesse será ainda mais.