GOVERNO DO MUNICÍPIO DECRETA LUTO OFICIAL PELO FALECIMENTO DA SENHORA SINIRA DAMASO RIBAS.
BIOGRAFIA
Sinira Damaso Ribas era natural de Papanduva SC, filha de Jahyr Damaso da Silveira e Alice Furtado da Silveira.
Cursou Pedagogia e posteriormente especialização em Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas, PR.
Concluiu o Curso de pós-graduação em Interdisciplinaridade pela CELER Faculdades de Xaxim SC.
De 2010 a 2014 Sinira cursou pós-graduação em Parapsicologia Social e Institucional Sistema Grisa em Curitiba PR.
Sinira Damaso Ribas ingressou no Magistério no Grupo Escolar Alinor Vieira Côrte de Papanduva. Aí então contribuiu para a transformação desta escola em Ginásio Normal Marcílio Santiago, grande conquista para a comunidade que só dispunha do ensino primário.
Sinira Damaso da Silveira casou-se com Nataniel Rezende Ribas, com quem teve três filhos, Humberto Jair Damaso Ribas, Silmara Damaso Ribas e Daniela Damaso Ribas, hoje cidadãos atuantes na comunidade de Papanduva.
Sinira participou da criação do Colégio Papanduva, em 1972, com curso de Contabilidade e Magistério.
Tinha experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, lecionando Didática no Colégio Papanduva, por longo tempo.
Como Administradora Escolar lotada na 8ª UCRE, atuou por certo tempo junto à equipe de supervisão escolar nos municípios de Porto União, Irineópólis, Canoinhas, Três Barras, Monte Castelo, Papanduva, Itaiópolis, Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul.
Foi professora, auxiliar de direção, diretora de escola e se aposentou como Supervisora Escolar pelo município de Papanduva e Monte Castelo, tendo muito se empenhado na criação de escolas. Atuou inclusive junto às escolas municipais dos dois municípios.
De 2001 a 2005 foi tutora de um Curso de Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, na modalidade a distância.
Na verdade, Sinira pouco se afastou da educação escrevendo obras didáticas e paradidáticas entre outros estilos de literatura.
Obras Literárias:
● Escreveu em 2004 – “Síntese Histórica de Papanduva”, obra didática direcionada aos alunos do Curso Fundamental, doada à Câmara de Vereadores de Papanduva.
● Escreveu e lançou em 2004 “Resgate de Memórias. Papanduva em Histórias. Famílias”.
● Em 2006 lançou o romance histórico – “O Amor do Tropeiro nos Caminhos do Sul”, trabalho de resgate da época do tropeirismo.
● Em 2008 lançou as “Coleções Corpo Enxuto I ” versando sobre Obesidade Infantil.
● Editou em 2009 as “Coleções Corpo Enxuto II” sobre Combate à Obesidade Infantil.
● Editou em 2009 “Brasilidade. Historia e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
● Editou em 2010 “Identidades. Historia e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
● Em 2016 publicou – “Dois Tons de Tempo. Antologia de Contos & Poesias” pela Lura Editorial. Httpp://sinira10.blogspot.com
● Publicou Coletânea de Artigos, Ensaios, Crônicas Históricas e Pedagógicas, em jornais da região, Revista História Catarina, Portais de Internet e no seu próprio blog – Sinira Ribas.
Sinira como sócia fundadora do Instituto de Genealogia do Estado de Santa Catarina – INGESC concedeu entrevistas e proferiu palestras em Lages e Florianópolis sobre “Formação das Famílias do Planalto Norte de Santa Catarina”.
Como conhecedora da História do Contestado proferiu várias palestras na Radio Cultura de Curitiba no Programa Nossa História.
Sinira Damaso Ribas tinha formação em Reiki, Terapia Floral e Terapia Ortomolecular.
Sinira contava ainda com muitas outras aptidões com que foi dotada pelo criador, além de mãe, esteio de família e amiga de muitas pessoas de todas as classes sociais.
Por: Marilza Silveira Senna | Blog Sinira Ribas
http://sinira10.blogspot.com/search?q=letras
DECRETO Nº 3081, DE 15 DE ABRIL DE 2021.
DECRETA LUTO OFICIAL NO MUNICÍPIO DE PAPANDUVA PELO FALECIMENTO DA SENHORA SINIRA DAMASO RIBAS.
LUIZ HENRIQUE SALIBA, PREFEITO MUNICIPAL DE PAPANDUVA, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo Artigo 59, Inciso VI da Lei Orgânica Municipal, e
CONSIDERANDO o falecimento da senhora Sinira Damaso Ribas ocorrido nesta data;
CONSIDERANDO que D. Sinira Damaso Ribas foi professora, escritora e ocupante da cadeira de n° 19 na Academia de Letras do Brasil/Canoinhas, muito contribuindo para o município de Papanduva e Região do Contestado;
CONSIDERANDO que D. Sinira Damaso Ribas foi 1ª Dama do Município de Papanduva por duas vezes, esposa do ex-prefeito de Papanduva Nataniel Rezende Ribas;
CONSIDERANDO que no decorrer de sua vida, como cidadã, contribuiu muito para a construção da história de nosso município, especialmente pela autoria do Livro “Resgate de Memórias: Papanduva em Histórias – Famílias; CONSIDERANDO finalmente, que é dever do Poder Público render justas homenagens àqueles que com o seu trabalho, seu exemplo e dedicação contribuíram para o bem-estar da coletividade,
D E C R E T A
Art. 1°. Fica Decretado Luto Oficial por 03 (três) dias a contar desta data em todo o território do Município de Papanduva, Estado de Santa Catarina, pelo falecimento da Senhora Sinira Damaso Ribas, devendo a bandeira do Município ser hasteada à meia verga, na sede do Paço Municipal.
Art. 2º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Município de Papanduva, 15 de abril de 2021.
Luiz Henrique Saliba
Prefeito Municipal
Este Decreto foi registrado na Secretaria da Administração e publicado no átrio – mural de publicações desta Prefeitura Municipal, e no site www.diariomunicipal.sc.gov.br, na mesma data supra.
Evini Roseli G. de Oliveira
Secretária da Administração