Papanduva será o primeiro município do Brasil com ensino da língua polonesa em parceria com a embaixada da Polônia.
Nesta semana o Prefeito Luiz Henrique Saliba, o vice-prefeito Jaime Ianskoski e os vereadores Tafarel Schons e Cezar Santos, representando a câmara de vereadores visitaram o Consulado Geral da república da Polônia que fica na cidade de Curitiba – PR.
Muito bem recebidos pela cônsul Marta Olkovsky a equipe tratou das aulas de polonês que serão ministradas no município. A professora Jolanta Reszczynska que é formada em filologia polonesa com especialização em ensino de história pela Universidade de Gdańsk chegará em Papanduva no início de setembro.
Desde o ano passado após visita na Embaixada da Polônia em Brasília os vereadores iniciaram as tratativas referentes as aulas. No mês passado a ORPEG (Centro para o Desenvolvimento da Educação Polonesa no Exterior) confirmou a vinda da professora para o ensino da língua polonesa em Papanduva.
Para o Prefeito Saliba é uma honra para Papanduva ser o primeiro município do Brasil em receber essas aulas que serão de grande valia no aprimoramento aos que já conhecem e falam essa língua, como também pela oportunidade de aprendizado às pessoas que têm interesse e queiram manter viva a língua polonesa que faz parte da história deste local.