Município decreta luto oficial de 03 (três) dias em homenagem à senhora Maria Avelina de Oliveira Furtado, pelo seu falecimento ocorrido na data de hoje.
MARIA AVELINA DE OLIVEIRA FURTADO
Neste dia 03 de maio de 2020 a comunidade escolar amanheceu entristecida com a perda de uma pessoa muito importante.
Em Papanduva a 10 de novembro de 1931 nascia Maria Avelina de Oliveira Furtado filha de Alfredo Lopes de Oliveira e Idalina Peres de Oliveira, de famílias tradicionais de fundadores de Papanduva. Nascida e criada na localidade onde está instalada a escola que leva o seu nome. Fez seus primeiros estudos na Escola Guarani no Bairro Rondinha, fez curso primário complementar em Itaiópolis.
Em 15 de fevereiro, de 1949 iniciou sua carreira no Magistério Papanduvense, lecionando nas Escolas Reunidas Maria da Glória e Silva, hoje Colégio Estadual Alinor Vieira Côrte.
Cursou o magistério em Mafra em regime de férias, privando-se do descanso e convívio da família para aprimorar suas qualidades profissionais. Foi alfabetizadora na quase totalidade de seu trabalho no magistério, tendo-se distinguido no setor educacional pelo zelo e dedicação às causas do ensino. É mãe de 4 filhos.
Dona Maria Avelina era conhecida em Papanduva como uma verdadeira dama, mulher de muita bondade, classe e beleza. Professora Maria Avelina, alfabetizadora insubstituível, aposentou-se em 1980, de suas atividades no Colégio Estadual Alinor Vieira Côrte, onde seu nome será sempre lembrado como professora eficiente e dedicada.
Faleceu no dia 03 de maio de 2020, deixando filhos, netos, bisnetos e toda comunidade escolar.
A Comunidade Escolar e a Escola Municipal Maria Avelina de Oliveira Furtado, a qual se sente honrada em ter seu nome, presta seus sentimentos a toda família e agradece toda a contribuição a educação do município nesses anos.
Fonte: Direção da Escola Maria Avelina
DECRETO Nº 2949, DE 03 DE MAIO DE 2020.
DECRETA LUTO OFICIAL
LUIZ HENRIQUE SALIBA, PREFEITO MUNICIPAL DE PAPANDUVA, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo Artigo 59, Inciso VI da Lei Orgânica Municipal, e
CONSIDERANDO o falecimento da senhora Maria Avelina de Oliveira Furtado ocorrido nesta data, cidadã de famílias tradicionais de fundadores do Município de Papanduva;
CONSIDERANDO os excelentes serviços prestados como professora neste município por muitos anos;
CONSIDERANDO ainda os grandes laços de amizade, principalmente com os alunos e familiares, dedicando-se incansavelmente pelo bem do ensino;
CONSIDERANDO sua belíssima trajetória, merecedora, inclusive, da denominação da Escola Municipal Maria Avelina de Oliveira Furtado ter levado seu nome;
D E C R E T A
Art. 1°. Fica Decretado Luto Oficial por 03 (três) dias a contar desta data em todo o território do Município de Papanduva, Estado de Santa Catarina, em homenagem à senhora Maria Avelina de Oliveira Furtado, pelo seu falecimento ocorrido na data de hoje, 03 de maio de 2020, devendo a bandeira do Município ser hasteada a meia verga, na sede do Paço Municipal.
Art. 2º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Município de Papanduva, 03 de maio de 2020.
Luiz Henrique Saliba
Prefeito Municipal
Este Decreto foi registrado na Secretaria da Administração e publicado no átrio – mural de publicações desta Prefeitura Municipal, e no site www.diariomunicipal.sc.gov.br, na mesma data supra.
Estela Mari Ferens
Administradora
Arquivos