CORONA VÍRUS: Profissionais da Saúde recebem informações intensificadas sobre procedimentos no período de quarentena.
No início da semana a Secretaria da Saúde, preocupada em manter os profissionais instruídos e atualizados sobre o surto do novo Corona Vírus (COVID-19), organizou uma série de encontros onde houveram capacitações, debates e instruções sobre a pandemia.
Uma reunião com o Conselho Municipal da Saúde aconteceu já na segunda-feira (16), onde decidiu-se por suspender todas as atividades em grupos ou que concentre aglomeração de pessoas.
Nesta mesma linha, os profissionais de serviços gerais tiveram instruções com a secretária da saúde e demais enfermeiras, a cerca da importância da higienização e desinfecção das unidades de saúde.
Os enfermeiros foram orientados pela Secretaria da Saúde sobre as medidas a serem tomadas nas unidades de saúde, e como proceder em casos suspeitos de pacientes infectados pelo COVID-19.
Os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) receberam orientações sobre prevenção, sintomas, teste, encaminhamento de pacientes e o procedimento para ajudar os moradores da área onde atuam. A orientação da Secretaria da Saúde é para os Agentes visitarem, neste momento, somente os moradores doentes, ou pertencentes à área de risco. Os agentes utilizarão meios de comunicação (telefone, internet e aplicativos) para conversar com os moradores da área de abrangência.
Seguindo a mesma linguagem do Decreto Estadual, o Governo do Município, decidiu em conjunto com os secretários, diretores e representantes da Câmara de Vereadores o atendimento e a forma de trabalho nas repartições públicas, durante o período de quarentena, bem como o funcionamento das escolas.