Conselheiras tutelares do município participaram de capacitação na AMPLANORTE.

Cerca de 60 conselheiros tutelares foram capacitados na Amplanorte

Os conselheiros tutelares dos municípios da região do planalto norte se reuniram nos dias 04 e 05 de março, na sede da associação para participar da parte presencial do curso de Extensão intitulado “Capacitação Inicial Unificada dos Conselheiros Tutelares de Santa Catarina – Gestão 2020-2024”, a qual objetiva capacitar e instrumentalizar os conselheiros tutelares, titulares e suplentes, eleitos por meio do Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar de 2019, para o mandato de quatro anos, que teve início no dia 10 de janeiro de 2020.

Os módulos do curso foram elaborados pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em conjunto com o Ministério Público Estadual, Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares, Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente e a Federação Catarinense de Municípios (FECAM).

“O trabalho do conselheiro tutelar é vinte e quatro horas por dia, e, por isso, devendo sempre estar atualizados sobre legislação e parte técnica que envolve o trabalho, espero que o momento da capacitação seja proveitoso em termos de aprendizado”, disse o promotor da infância e juventude de Mafra, Alicio Hirt, em sua fala na introdução do curso.

Para Roberto Dombroski, professor do IFSC de Araquari e coordenador do Ecapacitação, a capacitação unificada é um marco estadual e também no âmbito nacional.

“Foi um grande desafio realizar uma capacitação dessa magnitude, é algo único no Brasil, mas houve muita vontade dos professores e equipe técnica que elaborou a grade do curso. O grande ganho é que agora os conselheiros aqui de Mafra, Tubarão ou de Luzerna irão ter a mesma linguagem e procedimento de atuação enquanto profissional”, explicou o coordenador.

Ainda segundo Roberto o curso traz benefícios também na execução mais efetiva das ações que beneficiam o cidadão.

“Outro ganho é em relação à migração de famílias que quando acionadas pelos serviços, a família sai de um município e vai para outro e inicia todo um novo rito de atendimento totalmente diferente, a nossa ideia é aproximar esses atendimentos, buscando a proteção integral da criança e adolescente”, disse.

Proteção integral da criança e adolescente

Segundo o promotor de justiça Dr. João Luiz Botega, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, o conselho tutelar tem o trabalho de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, por meio de um trabalho preventivo que envolva o fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos.

Para o promotor a proteção integral da criança e adolescente se da entendendo a incompletude institucional, ou seja, as instituições por si mesmas, não dão conta integralmente desta promoção, devendo agir, portanto, de forma integrada e articulada.

No dia 05, palestraram as profissionais da FECAM: Janice Merigo, assessora de políticas publicas da assistência social e direitos humanos, Gilmara da Silva, assessora da política de educação e Graziela Cristina Damasceno, presidente da Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares (ACCT).

O ciclo iniciado é fruto de um trabalho realizado desde o ano passado, onde foram elaborados os temas e feito o planejamento de como seria ofertado à capacitação. O curso tem cem horas de duração sendo cinquenta horas em EAD e ainda vinte cinco horas em Weblive, e as vinte e cinco horas presenciais que ainda terão outra etapa.

Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando as mídias da Amplanorte.

Acesse: www.amplanorte.org.br

AMPLANORTE