Carteira de Trabalho e Seguro Desemprego podem ser solicitados pela internet

O Posto do SINE de Papanduva orienta que já está em vigor o sistema que permite os trabalhadores solicitarem o seguro-desemprego pela internet. Por meio do Portal Emprega Brasil, o trabalhador pode fazer todo o processo e liberar o pagamento do segundo-desemprego sem ter que ir presencialmente a uma agência de atendimento do Ministério do Trabalho ou posto do SINE.

Após o trabalhador inserir os dados no sistema, as informações são comparadas com as informações da base de dados do governo, como o da Receita Federal.

Saiba o que é preciso informar para solicitar o seguro-desemprego:

 

  1. Confirmar os dados do requerimento;
  2. Atualizar informações pessoais;
  3. Atualizar a formação acadêmica;
  4. Indicar as experiências profissionais;
  5. Indicar os objetivos profissionais;
  6. Efetuar pesquisa de vagas de emprego;
  7. Verificar a disponibilidade de cursos de qualificação;
  8. Confirmar a solicitação do benefício.

 

CARTEIRA DE TRABALHO: 

Outro serviço que também é oferecido em plataforma digital e não mais em forma física é a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS que recentemente deixou de ser emitida pelo posto do SINE.

Basta o trabalhador informar o CPF para as empresas obrigadas a usar o sistema de escrituração digital eSocial, que isso já valerá como a apresentação da Carteira de Trabalho em meio digital, sendo que os empregadores não precisarão emitir recibo.

Os registros eletrônicos gerados pelo empregador nos sistemas informatizados da CTPS digital têm o mesmo valor das anotações comumente realizadas no documento impresso.

A lei ainda determina que a CTPS em papel continua valendo normalmente para os casos em que o empregador não é obrigado a usar o eSocial.