Carteira de Trabalho Digital substitui a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física.

O Sistema Nacional de Empregos (Sine) comunica que conforme Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, encerrou-se, em regra, a emissão das Carteiras de Trabalho físicas. Agora o documento obrigatório para contratação é o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Com as novas regras, as contratações e as anotações que antes ficavam na CTPS física passarão a ser realizadas eletronicamente. Para acessar a Carteira de Trabalho Digital e acompanhar as anotações é necessário acessar o site acesso.gov.br, utilizando usuário e senha,  onde o trabalhador deverá informar  seus dados pessoais: CPF, Nome Completo, Telefone Celular para receber SMS e e-mail. Estas informações serão validadas nas bases de Governo.

A Carteira de Trabalho Digital pode ser instalada em smartphones com sistema operacional Android e iOS e funcionará como uma extensão do documento físico.

Quem já possui a Carteira de Trabalho impressa em modelo tradicional não deve descarta-la. O documento ainda serve como registros de contratos de trabalhos antigos, ainda que também estejam inseridos no sistema de dados do Governo. Em caso de divergências de informações entre a versão impressa e a digital, o documento serve como comprovação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Canoinhas