18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção.
Neste ano, mais uma vez, em alusão ao Dia 18 de Maio, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, juntamente com o CRAS, estiveram nas escolas e nas repartições Públicas do município de Papanduva para apresentar um teatro e entregar uma flor para lembrar e ressaltar as inúmeras violações de direitos na vida de crianças, adolescentes, suas famílias e comunidade.
Como podemos fazer para o 18 de Maio ser maior que um dia, maior que um mês? Como podemos além da data, destacar as graves violações de direitos de crianças e adolescentes e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes? É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
DENUNCIE DISQUE 100
Fonte: Secretaria Municipal da Assistência Social – CRAS