Conheça o SISREG, novo processo de agendamento do SUS.
A Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva implantou o Sistema Nacional de Regulação (SISREG), criado pelo do Ministério da Saúde, com abrangência desde a rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços e permitindo a realização das solicitações e agendamentos das consultas, exames e procedimentos, com transparência na fila de espera, sendo uma maneira de prestar atendimento igualitário a todos que têm acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).
COMO FUNCIONARÁ?
Os pacientes realizarão a consulta médica na Unidade Básica, caso sejam solicitados consultas, exames e/ou procedimentos das especialidades necessárias, os pacientes devem comparecer na Policlínica, no setor TFD, munidos de Cartão Nacional do SUS (CNS), documento de identidade (RG) e comprovante de residência.
COMO SERÁ FEITO?
O setor de agendamento da Policlínica irá inserir no Sisreg o pedido médico, o qual será colocado na fila de regulação. Os encaminhamentos serão avaliados pelo médico regulador, o qual realizará a classificação da urgência, considerando o quadro clínico e CID da doença.
Em caso de devolução de encaminhamentos, a equipe de agendamento comunicará o paciente para acrescentar os dados faltantes e reenviar para a regulação, sendo assim o paciente permanece na fila de espera. A fila segue um fluxo, sempre obedecendo à urgência, o quadro clínico e a idade do indivíduo.
FUNCIONAMENTO DOS RETORNOS?
Os retornos são de responsabilidade da unidade executante na qual o paciente foi atendido (hospitais, clínicas).Aao término da consulta, o paciente ou responsável deverá se dirigir ao ambulatório do próprio Hospital/clínica para agendamento do retorno, saindo com a data e horário da próxima consulta já em mãos. (Decisão estabelecida mediante a deliberação 104/CIB/2018.).
RETIRADA DE AGENDAMENTO?
Conforme a data de agendamento impressa via sistema, o paciente será avisado e o mesmo deverá comparecer até dois dias antes na Policlínica para realizar a retirada do seu encaminhamento. Caso não possa comparecer até a data citada na ligação, implicará no cancelamento do encaminhamento, onde não compete ao setor do TFD passar a nova data, sendo assim, o paciente terá que requerer novo pedido médico.
Em caso de dúvidas, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde ou setor de agendamento da Policlínica.