Prefeituras do Planalto Norte realizarão operação tapa-buracos na rodovia SC 477.

Na manhã da última terça-feira, 06, os prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Norte (AMPLANORTE) reuniram-se no gabinete do prefeito Orildo Antonio Severgnini, em Major Vieira, para discussão sobre a situação da rodovia estadual SC-477, que liga Canoinhas à BR-116.

Após uma ampla explanação do assunto, os prefeitos decidiram que as prefeituras de Major Vieira, Canoinhas, Monte Castelo, Papanduva, Três Barras e Bela Vista do Toldo realizarão os serviços de limpeza do acostamento lateral da rodovia, através do Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Planalto Norte (Codeplan) e rateio dos custos para aquisição e aplicação de massa asfáltica e pintura da faixa central.

Ainda segundo o acordo, os municípios em questão irão ceder o maquinário e os funcionários para realização da manutenção e limpeza das margens da rodovia.

Cabe salientar que a manutenção da rodovia SC 477 é de responsabilidade do governo do estado, o que impede qualquer esfera municipal de realizar obras ou melhorias. No entanto, segundo exposto durante a reunião, o próprio Ministério Público já comentou sobre o assunto.

O Prefeito de Papanduva, Luiz Henrique Saliba, atual presidente do Codeplan, comentou em entrevista sobre a importância dos municípios unirem-se por esta causa, considerando que são os moradores destes municípios que trafegam diariamente pela rodovia, e todos sabem dos riscos que correm pela má conservação da estrada. “Sabemos que este trabalho é responsabilidade do Governo Estadual, tendo em vista que esta é uma rodovia estadual. Todavia, enquanto poder púbico, precisamos ter bom senso e garantir o direito de ir e vir com segurança aos filhos da nossa terra, uma vez que estudantes, trabalhadores e pacientes utilizam este trajeto diariamente para o cumprimento dos seus compromissos nos municípios interligados pela SC-477.”

Participaram da reunião, os prefeitos de Canoinhas Beto Passos, de Papanduva Luiz Henrique Saliba e de Monte Castelo, Jean Carlo Medeiros de Souza, além do presidente da câmara de vereadores de Papanduva Adenir Humenhuka e do Secretário Executivo da AMPLANORTE, Hélio Daniel Costa.

Fonte: Extraído do site Prefeitura de Major Vieira.