Governo do Município promove Conferência sobre a Integração NASF e ESF para a melhoria do atendimento na saúde

Envolver todos os setores sociais é uma forma de proporcionar mais qualidade no atendimento à população que busca pelos serviços públicos de saúde. Com essa afirmação, o Governo do Município por intermédio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira, 28, na Câmara de Vereadores a Conferência sobre a Integração entre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a Estratégia Saúde da Família (ESF).

O evento destinado aos profissionais da saúde, (caps, nasf, esf, TFD – tratamento fora do domicílio), assistência social,  educação, conselheiros tutelares e agentes comunitários de saúde, reuniu cerca de cem pessoas. Entre as autoridades, prestigiaram a abertura do evento o prefeito Luiz Henrique Saliba, o presidente da Câmara de Vereadores, Adeniz Humenhuka e a Secretária da Saúde Catia Thostenberg que acompanhou todo o evento.

Durante o encontro, a coordenadora de Fortalecimento de Atenção Básica das Microrregiões Planalto Norte e Nordeste/SC, Janize Biella, falou sobre as funções do NASF e o seu papel na Atenção Básica de Saúde, bem como sobre a Integração entre os serviços da Rede de Atenção à Saúde e Articulação Intersetorial.

Na ocasião, Denise Erig de Souza, apoiadora da Atenção Básica da Gerência de Saúde de Jaraguá o Sul –    SC, falou sobre as possibilidades e a importância  do trabalho integrado entre NASF e ESF para a eficiência do atendimento ao cidadão.

Profissionais do NASF de Porto União – SC, município cuja integração já foi implantada, foram convidados a apresentar cases de maior sucesso que podem ser seguidos por outros municípios da região.

Finalizando a conferência, foi aberto um debate para análise e esclarecimento de dúvidas sobre o modelo de integração NASF e ESF na Atenção Básica de Saúde.