Governo do Município renova Convênio de Cooperação Técnica com a CIDASC

O Governo do Município de Papanduva renovou no último dia 23, Convênio de Cooperação Técnica na área de Defesa Sanitária Animal com a CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina). Segundo o documento, o acordo estabelece a concessão de um médico veterinário pela municipalidade para a Cidasc, que fica responsável pela disponibilização de um veículo, bem como, toda a estrutura necessária para a atuação do profissional dentro do município.

Na ocasião o prefeito Luiz Henrique Saliba falou da importância do trabalho desenvolvido pela CIDASC na prevenção, controle e erradicação de doenças em animais de interesse socioeconômico para o município. “No que depender do município estaremos colaborando para o bom andamento das atividades da CIDASC na  garantia da sanidade dos produtos de origem animal que movimentam a nossa economia, cujo sustentáculo é a defesa sanitária”; comentou o prefeito.

Papanduva possui Granjas de Reprodutores de Suínos Certificadas – GRSC, com 22 integrados e 258.292 animais cadastrados em 1.266 propriedades. “Esse acordo será de grande valia para ambos e a Cidasc poderá realizar um trabalho de defesa sanitária efetivo”, declarou Fabiano Franco dos Santos, Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Mafra.

Inspeção de Produtos de Origem Animal

O Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Cidasc inspeciona produtos de origem animal e atua na fiscalização dos estabelecimentos das áreas de carne, leite, pescado, mel, ovos e demais derivados. O serviço prestado é inovador, sendo reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, além disso é realizado por técnicos capacitados que contemplam até as agroindústrias familiares.

Os profissionais da Cidasc verificam todo o processo produtivo, da obtenção de matérias-primas ao produto pronto para comercializar, assim fica garantida a segurança dos alimentos oferecidos à população. O Departamento ainda atua no combate as fraudes e na apuração de denúncias de consumidores quando relacionadas à produtos de origem animal.

Defesa Sanitária Animal

Os serviços realizados pelo Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal da Cidasc, visam manter e elevar o padrão sanitário do rebanho catarinense. As ações buscam preservar a saúde pública veterinária e evitar restrições ao comércio dos produtos nos mercados nacional e internacional.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Mafra