Semana Mundial da Amamentação busca conscientizar sobre a importância do leite materno na alimentação das crianças nos primeiros anos de vida

Em comemoração a Semana Mundial da Amamentação, na última sexta-feira, 4, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, realizaram a Caminhada da Semana Mundial da Amamentação que faz parte das ações do “Agosto Dourado”, como forma de mobilizar a população papanduvense sobre a importância de amamentar os bebês com leite materno, especialmente até os seis meses de vida.

A caminhada se dividiu em dois momentos. Na parte da manhã foi realizada pela unidade central de saúde e percorreu o centro da cidade. Já na parte da tarde, o evento foi realizado pelo ESF São Cristóvão, percorrido o referido bairro.

Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo. E o mês de agosto é tido como Agosto Dourado,porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação.  São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais.

 

 

A SEMANA

A Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o país.