Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura recebem treinamento sobre o Controle Estratégico e Populacional do Javali.

Profissionais da Secretaria Municipal da Agricultura de Papanduva participaram dia 06 de junho de um treinamento oferecido pela Polícia Ambiental e pela CIDASC sobre o Controle Estratégico e Populacional do Javali. O encontro aconteceu em Monte Castelo, reunindo produtores rurais e técnicos da região.

Segundo o Ibama, o Javali é uma espécie nativa da Europa, Ásia e norte da África que foi introduzida na região sul do Brasil na década de 1960, para consumo de carne. O animal é classificado pela União Internacional de Conservação da Natureza, como uma das piores espécies exóticas invasoras do mundo. Agressividade e facilidade de adaptação são características que, associadas à reprodução descontrolada e à ausência de predadores naturais, resultam em uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores.

Em razão do aumento de sua distribuição pelo território nacional e da crescente ameaça ao ecossistema, o controle da espécie foi autorizado pelo Ibama em 2013. Espécies exóticas invasoras são consideradas a segunda maior causa de perda da biodiversidade em escala global e representam um desafio para a conservação dos recursos naturais.