Conselho Tutelar informa como agir em caso de desaparecimento de crianças

Em virtude de um caso de desaparecimento de criança em Papanduva, que embora solucionado rapidamente trouxe apreensão e colocou a população em alerta, o Conselho Tutelar esclarece quais os procedimentos devem ser realizados nesse tipo de ocasião.

Uma vez percebido o desaparecimento de uma criança ou adolescente, o fato deve ser imediatamente comunicado à polícia na Delegacia mais próxima do local onde a criança ou adolescente foi visto pela última vez. Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário esperar 24 horas para registrar o desaparecimento. As primeiras horas decorridas após o desaparecimento são as mais importantes. É justamente nesse instante que se podem identificar testemunhas e obter as melhores informações que auxiliem na localização.

 

Quais são os deveres dos pais?

A família pode ajudar a polícia levando à delegacia uma foto recente da criança ou adolescente. Informando todos os fatos relacionados ao desaparecimento, sem omitir nada. Isso pode ser feito por escrito, incluindo-se no relato a descrição pormenorizada da criança ou do adolescente, as roupas que estava trajando, o nome e o endereço das últimas pessoas que a viram, fatos que podem ter motivado uma fuga e qualquer outra informação relevante.

 

 

Quais são os deveres da polícia?

Proceder toda investigação possível, impedindo que ação de maus elementos ou a retirada dela da cidade, do estado ou do país. Os órgão de investigação competentes deverão comunicar os departamentos de Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, bem como portos, aeroportos, rodoviária e empresas de transporte interestadual e internacionais, para evitar o deslocamento de crianças ou adolescentes para fora do estado ou  do país.

 

Como agir:

  1. Mantenha a calma;
  2. O primeiro lugar onde se deve procurar uma pessoa desaparecida é próximo ao local em que supostamente ela sumiu. Pergunte a todos aqueles que se encontram pelas imediações e aqueles que estão passando pela região.
  3. Faça uma rápida busca pela delegacia de polícia, pelos hospitais e pronto-socorros.
  4. Registre imediatamente o boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia civil.
  5. Mantenha alguém no local onde a criança foi vista pela última vez, pois ela poderá retornar ao local.
  6. Avise amigos e parentes o mais rápido possível, principalmente os de endereço da criança, para onde ela possa se dirigir.
  7. Percorra os locais de preferência da criança.
  8. Tenha sempre foto atualizada da criança.
  9. Memorize a vestimenta da criança e outros detalhes para melhor descrevê-la quando precisar.