18 de fevereiro – Dia do Combate ao alcoolismo

Dia 18 de fevereiro iniciou a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo. Neste período as ações se voltam para esta causa, mas no Centro de Atenção Psicossocial -CAPS, de Papanduva as atividades para as pessoas que buscam a recuperação são realizadas semanalmente, no Grupo de Etilistas.

Toda sexta-feira é realizado e “Encontro em Grupo”, coordenado por psicóloga e enfermeiro. No grupo todos interagem, trocam experiências e conversam sobre o alcoolismo. Os pacientes que necessitam de atendimento intensivo participam de atividades de segunda à sexta-feira e são amplamente assistidos por toda a equipe técnica.

O alcoólatra é considerado aquele em que se identifica prejuízo social e pessoal em consequência do abuso da bebida alcoólica, além de sinais de abstinência e dependência do álcool. No entanto há algum tempo já busca-se tratar as pessoas com tendência a tornarem-se dependentes.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o hábito de consumir excessivamente bebidas alcoólicas vem crescendo ano a ano no Brasil. Segundo a avaliação, quase 20% dos brasileiros estão entre os que bebem demais.