Garantir Acesso à Saúde Bucal aos Papanduvenses é uma Prioridade do Município
Já diz o velho provérbio que “O sorriso é a janela da alma”. Para cuidar da saúde bucal e ajudar a população a ter os dentes bonitos e saudáveis por mais tempo, o município de Papanduva investe em políticas públicas voltadas para este fim.
O objetivo é trabalhar a prevenção dos problemas bucais através da educação bucal na escola e dar condições de acesso ao tratamento dental para toda a população.
Através do Programa Saúde na Escola, profissionais de odontologia realizam palestras para os alunos das séries iniciais da rede pública. Nessas palestras os estudantes assistem vídeos educativos, aprendem a escovação correta dos dentes e a utilizar o fio dental e, recebem cartilhas educativas para levar para casa.
A Secretaria de Saúde oferece atendimento e tratamento odontológicos gratuitamente para os pacientes. Hoje quatro Unidades Básicas de Saúde oferece atendimento odontológico. A equipe de saúde bucal é composta por Dentistas e Técnicos em Higiene Dental (THD).
Durante anos, a Odontologia esteve à margem das políticas públicas de saúde, o acesso ao atendimento era difícil e muito limitado. A demora e a escassez do serviço fazia com que a extração dentária fosse o principal tratamento oferecido à população. Para amenizar este problema do passado, hoje através do Programa “Brasil Sorridente” são oferecidas próteses dentárias para a população de baixa renda. De acordo com o balanço dos últimos quatro anos divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 642 próteses foram distribuídas em Papanduva.