Médicas Cubanas que atuaram em Papanduva se Despedem da Cidade.

Os profissionais cubanos do Programa Mais Médicos, que clinicaram no Brasil por três anos estão deixando o país e voltando para a terra de origem, cumprindo as regras estabelecidas pelo acordo firmado entre os dois países.

Elvira Zulueta Flores e Roser Marell Borges Meriño chegaram em Papanduva em agosto de 2013, para prestar atendimento médico na atenção primária da rede municipal, por três anos. Durante este período, as profissionais atenderam pacientes dos ESFs do São Cristóvão, Pinhal e Nova Cultura.

Na despedida das duas médicas cubanas que atuaram na cidade, a Administração Municipal homenageou as profissionais. Recepcionadas no gabinete do Prefeito Tuca, Elvira e Roser receberam mensagens de agradecimento pelos serviços prestados e uma lembrança das mãos do governante. O prefeito destacou a importância do trabalho delas para a saúde da população atendida nos ESFs onde elas trabalharam. “Acredito que todos os municípios que receberam esses profissionais estão muito satisfeitos com a atuação dos cubanos, principalmente pela humanização que eles depositam no atendimento”, comentou o prefeito.

A Secretária de Saúde Marli Cunha contribuiu dizendo que “os pacientes contam que sempre foram muito bem atendidos durante as consultas, as médicas sempre foram atenciosas, buscaram conhecer o histórico dos pacientes, e sempre encaminharam até a farmácia básica, facilitando o acesso ao medicamento gratuito”.

Na ocasião, as profissionais destacaram a experiência positiva que levarão por toda a vida, tanto na vida pessoal, aprendendo uma nova língua e nova cultura, conhecendo pessoas e fazendo amigos inesquecíveis; como na vida profissional. “Em Cuba, nosso trabalho prioriza a atenção primária a saúde, que inclui a prevenção e a promoção da saúde. No Brasil, nos deparamos na prática com doenças que não temos lá, esse contato com a população me trouxe uma experiência valiosa, muito mais do que vi nos livros”; comenta Roser.

Já Elvira, destaca que levará do Brasil uma imagem muito positiva. “As pessoas daqui são simples, generosas, com elas pude ver o resultado do meu trabalho, elas seguem as orientações de saúde repassadas, e são gratas aos médicos. Isso pra mim é muito gratificante e não tem preço para mim”; disse a médica Elvira Flores.