Limpeza da Caixa d’água deve ser realizada periodicamente para garantir a saúde dos moradores da residência.

Higienizar o reservatório de água doméstico a cada seis meses é uma maneira de preservar a saúde de quem consome a água armazenada na caixa d’água. O acúmulo de sujeira e microorganismos no fundo do recipiente é inevitável e pode contaminar a água.

A caixa d’água serve como reserva em caso de haver problema no abastecimento do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE. “A empresa garante a qualidade da água até o hidrômetro. A partir daí, a responsabilidade é do cliente”, esclarece diretor do Samae, Ilário Schulka . Com o passar do tempo, microorganismos criados pela própria água e levados até o reservatório pela canalização da rede hidráulica podem comprometer a qualidade do líquido. Nos casos em que a caixa d’água é pequena, o morador pode se responsabilizar pela limpeza periódica com água sanitária, que tem a mesma ação do cloro, substância usada para manter a água limpa.

O Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, distribui gratuitamente hipoclorito de sódio para higienização de caixas d’água e poços. A Vigilância sanitária atende na  Policlínica Municipal.

Esse assunto está sendo abordado porque, muitas vezes quando há interrupção no sistema de abastecimento de água, o nível da caixa d’água das residências baixa bastante ou, o reservatório é esvaziado. Quando a pressão da água é normalizada chega com força até a residência e a água sai com bastante sujeira nas torneiras, causando a impressão que a água fornecida pela companhia está imprópria para o consumo.

O Samae esclarece que é dever da instituição fornecer água potável e de qualidade aos clientes, que pagam suas taxas. Periodicamente a água fornecida pela estação de  tratamento passa por análise microbiológica, onde relatórios comprobatórios da qualidade são emitidos. Caso fique evidente que o Samae está distribuindo água imprópria para o consumo, a autarquia deve ser imediatamente avisada pela população.