Sob nova coordenação, a Banda Marcial de Papanduva apresenta repertório diversificado, que vai do popular ao clássico.

A Banda Marcial de Papanduva  – BAMPAV retomou suas atividades em março de 2016, sob a coordenação do novo maestro. Nesta nova, fase todos os alunos da rede pública de ensino participam do projeto como iniciantes, e têm aulas na escola de música da Banda com prática instrumental, metodologia, repertório, ordem unida e coreografia.

A Banda conta com instrumentos da família dos metais (BRAAS e percussão), sendo eles trompetes, flugelhorn, eufônio, trombones, caixa, bumbo e prato. Todo aluno matriculado na Banda tem aulas que priorizam o ensino de música, aprendendo a tocar, interpretar e ler uma partitura. O repertório apresentado pela Banda Marcial é bem diversificado e vai de música popular ao estilo clássico.

Oficialmente, hoje a BAMPAV é composta por 48 alunos, coordenados pelo maestro Ricardo Rudnik e pelo auxiliar Ericles Riske. Ricardo é um músico consagrado, já tocou em várias bandas musicais, entre elas a banda Kanoa, de Canoinhas. Hoje, Ricardo é integrante do Colegiado de Maestros da Amplanorte.

Neste ano, a BAMPAV participará de algumas competições de bandas marciais na região, sendo elas: 1ª Copa do Contestado de bandas e Fanfarras, em Três Barras/SS, no mês de agosto e Concurso Estadual de Fanfarras em São João Batista, no mês de Setembro.