Preservação dos recursos naturais são temas abordados nas atividades práticas do GEMP Rubens A. Jazar
Frequentemente o Grupo Escolar Prefeito Rubens Alberto Jazar é destaque nas notícias no Departamento de Comunicação do Município. Os professores acrescentam atividades lúdicas, desenvolvidas fora da sala de aula e, muitas vezes fora da própria escola, objetivando fixar o assunto, e ensinar os conteúdos através da prática.
Desta vez, o mérito da notícia foi para a professora Eliane Maria Tkatch Gutz, da turma do 5º ano. Durante o estudo sobre água e mata ciliar, os alunos saíram do ambiente escolar para realizarem o plantio de mudas de árvores nativas, na comunidade onde o Grupo Escolar está inserido.
Os alunos assistiram a uma mini-palestra da Coordenadora do Grupo de Orgânicos (AGROFER), Lila Meirelles. Como representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA), Lila explanou aos estudantes sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e da vegetação, destinação correta do lixo e remanejamento das espécies na produção de hortaliças. A coordenadora do AGROFER falou ainda sobre a importância da não utilização de agrotóxicos e conservantes no cultivos dos alimentos, mostrando que dá para produzir alimentos saudáveis no quintal de casa.
Após a aula prática, os alunos foram questionados sobre o assunto abordado. A professora ouviu relatos que todo o conteúdo foi repassado para a família, alguns plantaram mudas de árvores no quintal e casa e outros incentivarão os pais a fazerem uma horta caseira, como forma de assegurar uma alimentação limpa e saudável. A professora acredita ter atingido o principal objetivo das atividades que foi despertar o espírito agroecológico dos alunos, que agora sentem-se um pouco responsáveis pela preservação do planeta, começando dentro de casa.