Agentes de saúde e servidores recebem treinamento para combate ao mosquito da dengue

Na manhã de 30 de março, o Centro da Melhor Idade foi palco de um treinamento oferecido pela SDR de Mafra em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde e Desenvolvimento Comunitário. A palestra foi destinada aos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes da Vigilância Epidemiológica, integrantes do Programa Margaridas e servidores municipais responsáveis pela limpeza e manutenção externa de prédios e espaço públicos.

Este evento foi realizado para capacitar os agentes e servidores que atuarão em um mutirão de combate ao mosquito, que será organizado na sequencia, pela secretaria de saúde. O mutirão deverá abranger comércios, residências e indústrias orientando a população e fiscalizando áreas de maior risco.

A equipe de Mafra explicou minuciosamente as fases de desenvolvimento do mosquito, esclarecendo que os Estados desenvolvem ações independentes no combate ao Aedes Aegypti. Em Santa Catarina as equipes trabalham na identificação das larvas do mosquito, outros Estados buscam combater os ovos ou a pupa. Os agentes encontram as larvas, recolhem e encaminham para análise laboratorial todo material suspeito.

Para auxiliar na identificação e controle da situação todas as cidades possuem uma Rede de Armadilhas para o mosquito Aedes Aegypti, essas armadilhas são locais de fácil reprodução do inseto (água limpa, parada em recipientes geralmente porosos) , instaladas em pontos estratégicos e monitoradas a cada sete dias. Os agentes e servidores foram instruídos a não mexer e orientar outras pessoas que não mexam em tais armadilhas, colaborando dessa forma, para o sucesso do trabalho do departamento de epidemiologia. Segundo explanado, em Papanduva existem 30 armadilhas espalhadas pelo município, situadas estrategicamente.

 Além da palestra ministrada pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde, os participantes assistiram vídeo educativo e receberam materiais de orientação.

Aproveitando a oportunidade, a secretária da saúde apresentou os 9 novos Agentes Comunitários de Saúde contratados para atender a população através do último processo seletivo.