Rede Municipal de Ensino Trabalha com Material Didático Alternativo – Apostilas
Todos os anos, o dia 27 de fevereiro é destinado a lembrar do Livro Didático, um importante aliado da educação brasileira, e um dos responsáveis pela melhoria do ensino de milhares de estudantes. Os livros utilizados na sala de aula são essenciais para a alfabetização dos alunos. A prática da leitura deve ser um hábito frequente dentro e fora da sala de aula, e com os materiais didáticos oferecidos na rede de ensino, os alunos podem realizar a leitura dos conteúdos em casa.
Em Papanduva, os alunos da rede municipal de ensino estudam com um material didático alternativo, as apostilas são desenvolvidas pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo. São materiais completos, que permitem além da leitura, a realização de atividades na própria apostila, como pintura e recortes. Outro diferencial é que as apostilas “são dos alunos”, podem ser guardadas em casa para pesquisa posterior de conteúdos quando acaba o ano, diferente do livro didático, que é considerado um bem público e precisa ser entregue na escola no final do ano.
Uma pesquisa da Fundação Lemann publicada recentemente diz que 25% a mais de crianças são levadas ao nível adequado de proficiência em matemática e leitura nas escolas que usam o material alternativo. Esse material não se limita às apostilas. Acoplados a ela vêm o livro do professor, uma equipe técnica de educadores para treinar os professores no uso do material e fazer um acompanhamento das aulas e, um portal na internet, onde alunos e professores desenvolvem atividades complementares às da sala de aula.
Para o Secretário de Educação, os materiais didáticos são um grande aliado do professor. “Eles são muito importantes na dinâmica acadêmica, dão suporte ao professores durante a explicação de conteúdos. Os alunos devem procurar ler os conteúdos também fora da sala de aula, para ampliar e fixar o conteúdo na memória”, salienta o secretário.
O Dia Nacional do Livro Didático busca ressaltar a importância de uma das principais ferramentas utilizadas pelo professor. A Rede Municipal de Ensino oferece aos alunos apostilas, livros de literatura e dicionários. Na biblioteca pública Pedro Povaluck, qualquer cidadão pode realizar o empréstimo doméstico de alguns livros e efetuar pesquisas em materiais científicos.