Secretaria de Saúde conscientiza sobre a importância do teste de HIV

Em comemoração ao Dia Internacional de combate à AIDS, a Unidade Básica de Saúde da Família do São Cristóvão promoveu no dia 1º de Dezembro uma parada educativa na Praça 11 de Abril. O objetivo da ação foi conscientizar a população sobre a importância da realização do teste de HIV (vírus da imunodeficiência),  bem como a prevenção da doença.

A secretaria de Saúde orienta que não somente em dezembro, que é o mês dedicado a conscientização sobre o vírus, mas durante o ano todo os testes rápidos de detecção do HIV são realizados gratuitamente nos postos de saúde. Os dados são sigilosos e o tratamento imediato, quando detectados pacientes soropositivos.

A importância de realizar o teste está descrita nas estimativas do Ministério da Saúde. Segundo dados da instituição aproximadamente 530.000 pessoas estão infectadas com a doença no Brasil, porém 25,4% dessas pessoas não sabem que são portadoras do vírus, e 30% destas chegam ao atendimento de saúde tardiamente. Dados divulgados no site globo.com apontam que Santa Catarina é o 3º Estado com maior índice de mortes ocasionadas pela AIDS. A taxa de contaminação hoje é 550% maior do que na época da grande epidemia da doença, nos anos 90.    

Embora o preconceito em realizar os exames, ou assumir que são portadoras da doença seja grande, a prevenção e a detecção precoce ainda são as melhores formas de preservar a população segura em relação ao vírus.