Mais de 200 mulheres participaram de ações do Outubro Rosa realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde

Neste mês a Secretaria Municipal da Saúde realizou ações voltadas a Saúde da Mulher, alusivas ao Outubro Rosa, que tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico e prevenção aos cânceres de mama e colo do útero.

Ao todo, mais de 200 mulheres participaram das ações que aconteceram em três Unidades de Saúde Municipais. Nas ações do Outubro Rosa as mulheres que compareceram aos postos de saúde realizaram exame preventivo ao câncer de colo do útero, triagem com aferição de peso e pressão arterial, teste de glicemia, atendimento odontológico e atualização das vacinas. Além disso, profissionais da saúde acolheram as mulheres presentes, ministrando palestras sobre a conscientização para a doença e expondo vídeos educativos.

Os “Dias Rosa” foram realizados nas unidades de Saúde Central, Cohab I e São Cristóvão, em dias alternativos, possibilitando a participação das mulheres que não podem comparecer na unidade de saúde durante dias de semana ou horário de trabalho.

Para a secretária e profissional da saúde Marli Cunha, o número de casos da doença vem  aumentando no país de forma significativa, vários fatores contribuem para isto, mas é importante esclarecer que a prevenção ainda é a melhor forma de evitar o sofrimento. ” Para incentivar as mulheres a cuidarem da saúde, a secretaria realizou estes eventos durante o mês de Outubro. Mas estas ações acontecem durante todo o ano, como é o caso dos “Dias da Saúde da Mulher”, que são realizados durante o ano nas localidades rurais e os “Dias da Saúde do Trabalhador”, quando as pessoas são atendidas no SUS Central depois do horário de expediente, e que têm apresentado um resultado muito positivo”, disse a secretária.