Granizo causa prejuízos em Papanduva, porém não foram detectadas áreas alagadas

A forte chuva e a queda de granizo registrados no município causaram muitos danos à população papanduvense. Telhados de residências e prédios comerciais, veículos, lavouras e estradas rurais foram danificados. Em consequencia dos prejuízos, atendendo orientação da Defesa Civil, a Prefeitura de Papanduva decretou situação de emergência no município.

Estima-se que mais de mil pessoas foram afetadas pelo evento climático e mais de 250 casas foram danificadas. Os prejuízos foram calculados em R$ 3 milhões nas estradas danificadas e aproximadamente R$ 1,5 milhão de prejuízos da população em geral.

Apesar dos danos causados pelo granizo, a situação não se agravou no município, pois não foram registrados pontos de enchente ou alagamentos. A limpeza do Rio foi um dos fatores que proporcionou segurança aos papanduvenses, evitando que moradores ficasse desabrigados por inundações.

Segundo dados da Epagri/Ciram choveu em Papanduva num período de sete dias contínuos, o equivalente a 139 mm, volume este, esperado para um mês de chuva normal. Os últimos trinta dias foram bem chuvosos, registrando-se a precipitação de 309 mm de chuva na cidade.

De acordo com o Prefeito Tuca, a necessidade de decretação de situação de emergência se deu em especial devido ao número de pessoas atingidas pelo granizo e, a situação das estradas, principalmente do interior. “A forte chuva danificou muitas estradas, houve queda de pista, formação de barreira e o trânsito ficou comprometido em muitas localidades. A equipe de infraestrutura está trabalhando em força tarefa para proporcionar à população melhores condições de trafegabilidade no menor prazo de tempo possível”; comentou.