Acontece no início de outubro as eleições para a escolha dos Membros para os Conselhos Tutelares

No dia 4 de outubro, serão realizadas em todo o Brasil eleições para a escolha dos membros dos Conselhos Tutelares. Esta é a primeira vez que o processo acontece de maneira unificada no país, já que antes cada município fazia a votação em datas e formatos diversos.

Em Papaduva, a eleição dos membros para o Conselho Tutelar acontecerá na Escola Estadual Alinor Vieira Côrte, das 8h às 16h. Os conselheiros serão escolhidos em sufrágio universal e direto, pelo voto facultativo e secreto dos eleitores cadastrados no Município, em eleição presidida pelo Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e fiscalizada pelo representante do Ministério Público.

A partir deste ano, o dia da votação será sempre o primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição para presidente. “São os conselheiros tutelares que cuidam dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, a participação popular é de grande importância para que as mudanças sociais aconteçam no país”, diz a Presidente do CMDCA Janete Kustulski.

No dia da votação é proibida qualquer espécie de propaganda de candidatos. Serão eleitos para o mandato de quatro anos, os cinco primeiros candidatos mais votados como conselheiros tutelares titulares, ficando os demais por ordem de votação como suplentes. São 11 candidatos que concorrem neste ano em Papanduva. No caso de empate na votação, será considerado eleito o candidato que possuir mais tempo de experiência na área da Infância e da Juventude, de acordo com os documentos apresentados no ato da inscrição. Persistindo o empate será considerado apto o candidato mais idoso. A posse dos cinco primeiros candidatos eleitos que receberem o maior número de votos será em 10 de janeiro de 2016.

O voto é secreto e facultativo. Poderão votar pessoas acima de 16 anos, com título de eleitor e documento de identificação. Os candidatos eleitos passaram por uma capacitação promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo os suplentes também convidados a participar.

acesse o edital em: http://papanduva.sc.gov.br/adm/noticias/index/cadastro/codMapaItem/18206/codNoticia/328923