Prefeitura inicia instalação de lixeiras públicas na cidade.

Buscando resolver o problema do acúmulo de lixo jogado nas ruas que entopem bueiros, valas e rios, a Prefeitura de Papanduva está instalando lixeiras públicas ao longo das vias urbanas. A ação é uma continuidade da Campanha da Coleta Seletiva, que visa conscientizar a população sobre a destinação correta dos resíduos sólido produzidos. As lixeiras são do modelo “tambor”, pintadas de verde e identificadas com a publicidade oficial da coleta seletiva.

De acordo com a secretaria de infraestrutura, responsável pela instalação e manutenção das lixeiras, nesta primeira etapa serão instaladas 44 latas de lixo, que podem ser usadas pelos transeuntes. A ideia é clara: O cidadão guarda o papel de bala, a embalagem do alimento ou a latinha do refrigerante consigo até encontrar a lata de lixo mais próxima e dar a destinação correta da sua embalagem descartável. Adotando esta prática simples o cidadão deixará a cidade mais bonita e agradável, além de evitar que o lixo vá parar nos bueiros, o que pode ocasionar inundações e proliferação de insetos e animais peçonhentos.

O problema do lixo jogado nas ruas é enfrentado por toda a população brasileira, aparentemente não solucionável há séculos. O acumulo de lixos e entulhos nas ruas é um grande desafio enfrentado pelas sucessivas administrações públicas, que dependem da formulação de políticas públicas para destinação correta dos resíduos e principalmente da participação ativa e consciente da população.

Em Papanduva, as ruas de maior movimentação como a avenida Papa João XXIII recebem limpeza e manutenção através do Projeto “Margaridas – Cidade Limpa e Solidária”. No projeto, os canteiros recebem manutenção, as ruas são varridas e os lixos recolhidos. Porém nas ruas de menor circulação é possível visualizar bastante lixo jogado nos acostamentos.

Então papanduvenses vamos nos conscientizar e utilizar corretamente as lixeiras públicas espalhadas pela cidade. Não custa nada! Papanduva, o meio ambiente e as futuras gerações agradecem.