Realizada 10ª Conferência da Assistência Social em Papanduva

Membros do poder público, sociedade civil e representantes de entidades assistenciais reuniram-se na última sexta-feira (7), para discutir temas norteadores dos rumos da Assistência Social de Papanduva no decorrer dos próximos 10 anos. A décima Conferência Municipal da Assistência Social foi realizada no salão Santo Antônio. O evento foi comandado pela também palestrante do dia Maria Hermínia Moreschi, assistente social de Canoinhas.

A realização da conferência é obrigatória em todas as cidades, sendo uma convocação pública do presidente do Conselho Municipal da Assistência Social para toda a população, visto ser o momento onde usuários, trabalhadores e entidades da rede socioassistencial, juntamente com a gestão pública, conferem sobre a implementação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e, a real efetivação da garantia de direitos oferecidos à comunidade, bem como, propõe novas diretrizes para seu aperfeiçoamento.

Para a palestrante Maria Hermínia Moreschi, é importante destacar que o SUAS trata da situação das pessoas em maior risco de vulnerabilidade social. “São pessoas carentes, necessitadas que chegam na Assistência Social em busca de auxílio, e os servidores devem estar preparados e assistidos por políticas públicas, para que possam realizar um atendimento efetivo e de qualidade, conseguindo suprir de imediato a necessidade do cidadão”.

Após a palestra, o público se dividiu em grupos de discussão e elaborou as propostas, debatendo entre outros temas a  dignidade humana, justiça social e consolidação do SUAS.

Na ocasião foram eleitos, entre os representantes das esferas  governamental e não-governamental os delegados locais, que participarão da Conferência Estadual da Assistência Social em Florianópolis.