Hiperatividade e Educação em Ambiente Virtual foram temas da capacitação dos professores da rede municipal de ensino.

Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Educação oferece vários cursos de capacitação aos professores da rede municipal de ensino. O último grande evento de capacitação aconteceu recentemente, no período de recesso escolar do mês de julho. Durante três dias, cerca de 80 professores participaram das atividades, concentradas do Grupo Escolar Pref. Rubens Alberto Jazar.

Dentre os temas abordados estão os cursos de suporte pedagógico e informática prestado pela Universidade Positivo. Nesta etapa, o tema abordado foi o “Portal Aprende Brasil”, que trata do conteúdo online e complementa as aulas da apostila. No portal, a escola pode integrar a internet ao ambiente de ensino e aprendizagem. No ambiente virtual, a escola tem a possibilidade criar blog, postar as atividades desenvolvidas pelos alunos e acessar vídeos com segurança.

Através do Programa de Capacitação, os professores do ensino fundamental participaram do Curso de Artes, Ciências, Matemática, Educação Física e Alfabetização, ministrado também pelos professores da Positivo. Os temas que foram trabalhados são considerados de fundamental importância para o desenvolvimento das aulas.

O suporte constante a professores e auxiliares para a inclusão de alunos com deficiência nas escolas é trabalho constante da secretaria de educação. Neste período de capacitação, a fonoaudióloga e psicóloga do Nasf ministrou palestra sobre Hiperatividade. Dentre os assuntos destacou-se o que é um aluno hiperativo, os possíveis diagnósticos, como tratar e lidar com uma criança hiperativa, entre outros. Desta palestra, participaram os professores de Educação Infantil e Séries Iniciais.