Agricultura é o setor que mais movimenta a economia papanduvense

No dia 25 de julho comemora-se o Dia do Agricultor. Município movimentado essencialmente pela economia agrícola, Papanduva se destaca pela suinocultura, produção de grãos, tabaco e recentemente vem recebendo destaque pela produção tomateira, com o investimento de fortes produtores do ramo no local. Fato que tem atraído povos de outras regiões, especialmente do norte e nordeste do país, em busca de oportunidades e melhores condições de trabalho.

Os pequenos produtores rurais também se destacam no município, através da agricultura familiar e a produção de hortaliças. Os orgânicos produzidos nas pequenas propriedades rurais, são produtos livres de agrotóxicos e têm uma boa aceitação de mercado. A prefeitura incentiva a Feira da Agricultura Familiar, realizada todos os sábados, no centro da cidade. Na feira, além das hortaliças, os produtores comercializam produtos coloniais como massas, pães, derivados do leite, compotas e geleias. Esses produtos também são destinados para outros municípios da região, aos consumidores que prezam pelo hábito da alimentação saudável.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a renda mensal das famílias agrícolas papanduvenses gira em torno de R$ 350,00 por pessoa. O município de Papanduva investe permanentemente em programas de incentivo ao homem do campo. Os recursos empregados diretamente na agricultura e pecuária são de origem municipal e federal.

Não só Papanduva, mas toda a região do Planalto Norte Catarinense tem uma grande vocação para o agronegócio, a região é conhecida como a última grade fronteira agrícola do estado de Santa Catarina. Mais investimentos federais que alavanquem a economia agrícola da região é a grande luta dos prefeitos de compõe a Associação dos Municípios do Planalto Norte – Amplanorte, sempre que as comitivas se reúnem em busca de recursos e incentivos para a região.