Rede Municipal se prepara para avaliação do IDEB.

As escolas da rede municipal de ensino se preparam para a avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que acontecerá neste ano. A rede municipal é avaliada no quadro dos anos iniciais do ensino fundamental.

Na última avaliação ocorrida em 2013, Papanduva conseguiu o segundo lugar no ranking de colocação da região norte catarinense no Ideb (6,6). O índice de desenvolvimento da educação evoluiu gradualmente ao longo dos anos. Em um comparativo das três últimas edições, Papanduva subiu de 5,6 em 2009 para 6,6 em 2013. A meta estabelecida pelo Governo Federal é atingir a média 6,0 em 2021, meta esta já superada pelas escolas municipais nos sensos anteriores.

Papanduva mostra que não há segredo para o bom desempenho. A formação continuada de professores, investimento em infraestrutura (todas as escolas reformadas e informatização do ensino), envolvimento de todos, avaliação constante e acompanhamento do ensino, investimento maior que os 25% exigidos em lei são alguns dos fatores de contribuem para a melhoria da qualidade do ensino no município.

O Prefeito Tuca lembra que os  investimentos em educação são a base da estrutura de um país equilibrado e livre de problemas sociais. Segundo ele, este é um investimento a longo prazo, que refletirá na melhor qualidade de vida do amanhã. Ressaltou ainda que todos os envolvidos precisam fazer a sua parte. “Escolas bem estruturadas, professores preparados para a propagação do conhecimento, os pais colaboradores do ensino extra-classe, através do acompanhamento do boletim e do dever de casa dos filhos são os alicerces do bom índice atingido pelo município”; disse o prefeito.

Para o secretário de educação municipal Everton Klipp, incentivar a estabilidade dos profissionais é outra questão central. “Uma equipe estável e preparada consegue adaptar as propostas à  realidade de cada unidade escolar, seguindo um planejamento a longo prazo”, defende o gestor. Destaca, ainda, a importância de acompanhar os alunos faltosos, oferecer reforço e apoio aos que precisam de atendimento especializado. Para isso a secretaria de educação oferece acompanhamento com psicólogos e pedagogos para os alunos que precisam desse tipo de acompanhamento.