Começou hoje dragagem e desassoreamento do Rio Papanduva

Com a licença ambiental em mãos a Prefeitura de Papanduva iniciou hoje, 6 de fevereiro, os serviços de dragagem e desassoreamento do rio Papanduva. Na tarde de quarta-feira (4), a Fatma autorizou e enviou ao prefeito licença ambiental para realização da dragagem e desassoreamento do Rio Papanduva, as obras iniciaram na manhã de sexta-feira (6).

O projeto para execução desta obra foi protocolado junto à Fatma, após a enchente de 2014. O trecho do Rio que será desassoreado cruza o perímetro urbano papanduvense e possui 5,56 km de comprimento e largura entre 2m a 5m.

Um dos problemas que favoreceram a inundação da última terça-feira (3) foi a o assoreamento do Rio Papanduva, que recebeu serviço de dragagem pela última vez há 10 anos. Além disso, o acúmulo de lixo jogado nas galerias e terrenos baldios foram levados pela água, comprometendo ainda mais o canal de escoamento pluvial.

Segundo o prefeito Tuca, esta obra será totalmente custeada com recursos próprios municipais. “A previsão era para iniciar a obra na próxima segunda-feira, mas devido a situação emergencial, a equipe decidiu começar os trabalhos ainda hoje”, disse o prefeito.

A obra deve seguir as prerrogativas da resolução CONAMA 344/2004, observando-se o fato de o município ter decretado a referida obra como sendo de utilidade pública em virtude das inundações decorrentes de chuvas intensas, situação que se agrava com o leito do rio repleto de água e sedimentos.